Marco
De Canaveses

Marco de Canaveses é uma cidade localizada na zona norte,
do distrito do Porto e sub-região do Tâmega e Sousa.

Início | Marco de Canaveses

Sobre

Marco de Canaveses

Marco de Canaveses é uma cidade localizada na zona norte, do distrito do Porto e sub-região do Tâmega e Sousa (NUT III), com 16 freguesias:
NBanho e Carvalhosa
NConstance
NSoalhães
NSobretâmega
NTabuado
NVila Boa do Bispo
NAlpendorada, Várzea e Torrão
NAvessadas e Rosém
NBem Viver
NSanto Isidoro e Livração
NMarco
NParedes de Viadores e Manhuncelos
NPenhalonga e Paços de Gaiolo
NSande e S. Lourenço do Douro
NVárzea, Aliviada e Folhada
NVila Boa de Quires e Maureles.

Dispõe de uma área de 201,9 Km2 e cerca de 51 766 habitantes. Pelo seu próprio posicionamento geográfico – a cerca de 50 km da cidade do Porto – apresenta todas as possibilidades para se firmar como uma importante região económica do país.

Apresenta-se acima da média regional em indicadores muito relevantes como o índice de poder de compra (73,4%) e o salário mensal (799,6 euros).

Sobre as empresas

Acolhe um número interessante de empresas (3.932), de diversos setores, como da área da construção, metalomecânica, têxtil, extração e transformação da pedra e fileira do vinho, que contribuem com 12,6% para o VAB (Valor Acrescentado Bruto das Empresas) na região.

De acordo com os dados mais recentes:

  • Em 2018, nasceram 145 entidades;
  • 19,2% das empresas são exportadoras;
  • 24,5% das empresas pertencem ao setor da construção.

O distinto know-how do tecido empresarial, a elevada mão-de-obra disponível, nomeadamente jovem, e a disponibilização de espaços constituem importantes fatores cumulativos de criação de valor.

Dotado de boas infraestruturas e acessibilidades determinantes, como a Área Metropolitana do Porto, Aeroporto Francisco Sá Carneiro e Porto de Leixões, o concelho apresenta um elevado potencial de trocas comerciais. Com a eletrificação do troço da linha do Douro entre Caíde (Lousada) e Marco de Canaveses, o serviço de transporte ferroviário é mais rápido, mais cómodo e apresenta um impacto ambiental menor, quer ao nível de transporte de passageiros, quer ao nível de transporte de mercadorias.

Reconhecida a importância de definir um plano local centrado na inovação, competitividade e empreendedorismo, a Câmara Municipal apresenta as capacidades estratégica e de decisão necessárias para a promoção do concelho do Marco de Canaveses, abraçando todos os que pretendam instalar as suas empresas nesta cidade e reforçando os laços com as já existentes.

Pin It on Pinterest