No dia 6 de março de 2020, momento anterior à pandemia do vírus Covid-19, o Executivo da Câmara Municipal do Marco de Canaveses iniciou o Roteiro Empresarial, para conhecer a realidade das empresas marcuenses e os seus projetos empreendedores, verificar as suas necessidades e recursos disponíveis e planear possíveis ações de facilitação conjuntas.
Foram visitadas as empresas J. Silva Moreira & Irmãos, fábrica centenária de derivados de arame, em Santo Isidoro e Livração, e Risetâmega – Acabamentos Têxteis Lda, que se dedica aos acabamentos do setor têxtil, na freguesia de Constance.
“Estamos conscientes do contributo dos empresários e colaboradores das empresas para o crescimento económico e social do concelho. Pretendemos um ecossistema empresarial cada vez mais dinâmico e inovador, sem perdermos as nossas raízes, e para isso é fundamental que as empresas sintam a proximidade e disponibilidade da Câmara Municipal”, afirmou Cristina Vieira.
Apesar de se dedicarem a ramos de atividade tão distintos, ambas as empresas apresentam um caráter diferenciador e que lhes possibilitou alcançar um posicionamento no mercado: inovar procedimentos e processos automatizados, sem descurar a qualidade dos recursos humanos.
Assim, numa aposta pelas sinergias com as empresas, e enquanto agente facilitador do empreendedorismo, a Câmara Municipal revê a importância de realizar, no futuro próximo, as ações de facilitação e estratégias identificadas neste Roteiro, nomeadamente na promoção de mais formação qualificada.
“Certamente que intensificaremos as ações de diplomacia económicas, para que as empresas tão bem enraizadas na nossa cultura e história do concelho possam evoluir e, simultaneamente, captar tantas outras. É muito importante esta partilha de informação sem barreiras da comunicação e o conhecimento no terreno.”