No âmbito da campanha de informação sobre trabalho sazonal conduzida pela Autoridade Europeia para o Trabalho (ELA) e pela rede EURES a nível europeu, o IEFP / EURES Portugal dinamiza já no próximo dia 24 de setembro, entre as 10:00 e as 12:30, um webinar sobre recrutamento de trabalhadores sazonais, procurando sensibilizar empregadores para os deveres, oportunidades e cuidados a ter em situações de recrutamento além-fronteiras.
Cada ano, perto de 1 milhão de trabalhadores da UE viaja para outro Estado-membro por motivos de trabalho sazonal. Embora tenham direito a condições justas e equitativas, pelo facto de estarem deslocados estes trabalhadores estão por regra mais vulneráveis a condições de trabalho e de vida precárias. A crise pandémica de COVID-19 veio evidenciar esta situação – e, em alguns casos, agravá-la. Em Portugal, estima-se que sejam algumas dezenas de milhar os trabalhadores dedicados a atividades sazonais todos os anos, sobretudo entre março e outubro – não só provenientes da Europa, mas também de países terceiros. No nosso país a pandemia veio também evidenciar alguns dos desafios existentes neste âmbito.
Este webinar, intitulado “Recrutar trabalhadores sazonais: a Europa aqui ao lado…”, destina-se sobretudo a empregadores dos setores agrícola, agroalimentar e da hotelaria e restauração e propõe-se:
- dar a conhecer os serviços de recrutamento EURES e as possibilidades existentes no âmbito do trabalho sazonal, apresentando alguns casos práticos
- sensibilizar empregadores para os cuidados a ter na preparação de recrutamentos de trabalhadores sazonais além-fronteiras
- debater de que forma podem os serviços públicos responder às necessidades das empresas, garantindo em simultâneo o respeito por condições de trabalho justas e seguras para todos os trabalhadores sazonais
São também convidadas a participar outras entidades intervenientes no processo, incluindo serviços públicos e parceiros sociais.
O webinar decorrerá em MS Teams e requer inscrição prévia (gratuita).
Formulário de inscrição disponível aqui: https://forms.office.com/r/0WiGVGacxL