A medida empreende XXI consiste num apoio à criação e desenvolvimento de empresas e do próprio emprego, com acesso a formação profissional, mentoria e consultoria especializadas, por parte de qualquer pessoa inscrita no IEFP.
Destinatários
- Jovens à procura do primeiro emprego, com idade entre os 18 anos e os 35 anos;
- Desempregados inscritos, incluindo os que reúnam condições para ser destinatários da medida Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal;
- Pessoas que tenham emprego a tempo completo ou parcial;
- Pessoas cuja criação do próprio emprego, ou empresa, ocorreu em período não superior a 180 dias.
Apoios a conceder
Os promotores de projetos de negócio viáveis podem beneficiar de um apoio até 85% de investimentos até 200 000€, sendo 40% a fundo perdido e 45% sob a forma de empréstimo sem juros. Adicionalmente, contam ainda com um apoio financeiro para a criação do próprio emprego até 15 vezes o IAS.
Existe ainda a possibilidade de majoração no caso de promotores do sexo subrepresentado em determinado setor de atividade económica, e/ou quando se trate de projetos inovadores e/ou, localizados no interior e mediante criação de novos postos de trabalho.
Investimentos elegíveis
- Apoio financeiro para a criação de empresas (não sendo elegível a construção de edifícios, nem aquisição de imóveis);
- Apoio financeiro à criação do próprio emprego;
- Formação profissional adequada à criação de empresas e do próprio emprego;
- Mentoria e consultoria especializada na área do empreendedorismo;
- Possibilidade de instalação em incubadoras.
Candidaturas
As candidaturas são apresentada ao IEFP, na Plataforma de Submissão de Candidaturas à Medida Empreende XXI, cujo acesso é disponibilizado nos sites www.iefp.pt e startupportugal.com.
O período de candidaturas ao Empreende XXI decorre entre as 9 horas do dia 3 de abril de 2023 e as 18 horas do dia 31 de dezembro de 2023 (ou até ao esgotamento da dotação orçamental).
Saiba mais AQUI.