O projeto Jovens Empreendedores – Construir o Futuro 5.0 está de regresso ao Marco de Canaveses!
Através de um sistema alternativo de educação não formal, esta iniciativa promove o desenvolvimento de competências empreendedoras, pessoais, tecnológicas e sociais.
Neste sentido, o projeto inclui um conjunto de ações estrategicamente pensadas com o objetivo de incentivar os jovens a questionarem, de forma crítica e construtiva, a sua visão do mundo. Assim, os alunos assumem-se como agentes de mudança, promovendo uma participação ativa na transformação da sociedade.
A implementação do projeto Jovens Empreendedores – Construir o Futuro 5.0 resulta do protocolo de colaboração entre o Município de Marco de Canaveses e a Associação Empresarial de Amarante.
Ao longo do ano letivo, os estudantes do ensino secundário e profissional participarão em diversas atividades relacionadas com o empreendedorismo.
Nesta que é a 3ª edição no concelho, foram já realizados dois Bootcamps de empreendedorismo na Escola Profissional de Agricultura de Marco de Canaveses e na Escola Secundária de Alpendorada.
Em apenas dois dias, os participantes desenvolveram um modelo de negócios original e impactante. Para isso, contaram com a preciosa ajuda das técnicas responsáveis pela coordenação do projeto, Ana Luísa Oliveira e Liliana Pereira. Contaram ainda com o apoio de Sónia Cunha da Sol Consulting.
Os projetos foram apresentados em formato pitch a um júri constituído por representantes do Município de Marco de Canaveses, MarcoInvest e das respetivas escolas.
Além disso, os alunos receberam a inspiração de empreendedores marcoenses. Na EPAMAC estiveram presentes os vencedores do Prémio de Inovação MarcoInvest, Patrícia Monteiro do projeto ‘Caça Sorrisos’ e Diogo Meireles da “Bee Guardians Association”.
Da mesma forma, os alunos da Escola Secundária de Alpendorada receberam Francisco Freitas da Novva .pt e Ângela Pinheiro da Ângela Pinheiro Home Design.